Rua Bacaetava, 191, 13º andar, Sala 1.309 - São Paulo - SP 11 93246-2484

A auditoria como ferramenta de gestão

Gostou? compartilhe!

Confira na íntegra nossas notícias:

A auditoria como ferramenta de gestão

A contratação de auditoria independente como ferramenta de suporte à gestão tem se tornado uma ação estratégica de controle preventivo na administração dos negócios.. Além de representar suporte à governança das corporações, atuando como controle na revisão dos processos, dos principais pilares do sistema de compliance e dos relatórios financeiros oferecendo credibilidade e soluções capazes de apontar caminhos mais sólidos, é cada vez mais comum, que as empresas de auditoria se tornem parte das soluçõespresentes à atividade corporativa das entidades que as contratam.

 

Obrigatória por Lei para as empresas de grande porte, embora muitas vezes considerada de forma equivocada como um instrumento de policiamento e monitoramento, a auditoria atua como ferramenta chave em suporte ao crescimento das pequenas e médias empresas pela credibilidade que entrega aos proprietários cotistas / acionistas, mercados e demais stakeholders, principalmente quando trata a complexidade contábil, tributária e operacional, além das demandas por controles patrimoniais as quais exigem profundos conhecimentos técnicos em sua revisão, cujos efeitos impactam a adequada elaboração e apresentação dos relatórios financeiros / demonstrações contábeis. 

 

Para atingir o nível de segurança e confiança suficiente para a emissão de uma opinião, é exigida do auditor a aplicação de uma série de procedimentos técnicos de auditoria para viabilizar um conhecimento profundo e detalhado, de todos os aspectos relevantes e importantes da organização, as formas de tributação, a exposição a riscos operacionais e mercadológicos e, obviamente, do negócio do seu cliente na integridade. 

 

É de suma importância que ao se contratar uma empresa de auditoria externa, ou optar pela implantação de uma auditoria interna, o empresário estar ciente do resultado que o trabalho trará para sua empresa e qual será o foco desse trabalho. Isso se deve ao fato de existirem diversos formatos de serviços de auditoria, mas cada um possui uma especificidade, que deverá estar alinhada com a expectativa da organização. O entendimento da expectativa dos gestores da companhia a ser auditada e a sinergia dos seus colabores com a equipe de auditoria, sem deixar de lado a necessária independência, é fator determinante para trabalhos a serem executados tragam os benefícios esperados pela empresa.

 

Se executada corretamente, uma auditoria pode revelar em seus relatórios a existência de falhas de controles que deverão ser corrigidas, além dos pontos de melhorias a serem consideradas e implementadas, permitindo aos gestores ações que objetivem a defesa do patrimônio e criem condições para a contabilidade produzir demonstrações contábeis revestidas de credibilidade e que representem a posição patrimonial e financeira da empresa, bem como o resultado de suas operações do exercício examinado.

 

Confira os principais tipos de auditoria

 

  • Auditoria de desempenho: pode ser entendida como a avaliação independente da eficiência das atividades, visando melhorias, em geral na área de custos e/ou desperdícios.
  • Auditoria operacional e financeira: tem como foco principal avaliar processos e políticas das empresas. Geralmente é usada pelas empresas como ferramenta de controle e gestão financeira e visa ainda a prevenção de fraudes e desfalques.
    Auditoria tributária e trabalhista: também utilizada como ferramenta de gestão, apura a coerência em relação às leis e portarias vigentes destinadas às práticas internas relacionadas ao pessoal ou ao recolhimento de impostos.
  • Auditoria das demonstrações contábeis: visa a emissão de um “Relatório do Auditor Independente”, como forma de prover atestado de fonte não relacionada à empresa a respeito da transparência de seus processos contábeis. É obrigatória para as grandes empresas e grupo de capital aberto.
  • Auditoria de certificação: a auditoria da qualidade para as empresas que necessitam obter certificados, como por exemplo, da ISO 9000 e a auditoria ambiental para as empresas que necessitam obter a certificação da ISO 14000.

 

Considerando os benefícios que a contratação de uma empresa de auditoria pode proporcionar à sua organização, por que não se utilizar dessa ferramenta para garantir a credibilidade dos controles e a confiabilidade das informações contábeis do seu negócio?



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Upwards Whatsapp Upwards