Av. das Nações Unidas, 12.495, 15º andar - São Paulo - SP 11 5503-6588

Ativo Imobilizado ou Ativo Fixo

Gostou? compartilhe!

Confira na íntegra nossas notícias:

Ativo Imobilizado ou Ativo Fixo

O Ativo Imobilizado também pode ser conhecido como Ativo fixo, uma vez que eles se referem a todos os bens permanentes de uma empresa que não podem ser convertidos em dinheiro de forma imediata. Esses bens podem ser considerados mobília, utensílios de escritórios, máquinas, veículos, enfim, tudo aquilo que pode ser definido como bens que são essenciais para o funcionamento de uma empresa é definido é considerado como um Ativo Fixo.

Com o controle sistêmico do ativo imobilizado no processo de mapeamento e, monitoramento do patrimônio da empresa, é possível ter os cenários operacional e financeiro da companhia, na tomada de decisão para garantir que as atividades da empresa avancem, conforme o plano estratégico da organização.

Também conhecido como ativos de capital ou bens de capital, os ativos imobilizados são mantidos por uma companhia para uso na produção ou na venda de mercadorias e prestação de serviços. É esperado seu uso por mais de 12 meses e, a geração de benefícios econômicos, com a sua utilização.

O seu valor registrado na contabilidade é o chamado valor residual. Isto é, valor do custo menos a depreciação acumulada, sendo esta o valor que os bens perdem ao longo do tempo pelo desgaste, uso.

Tangíveis e intangíveis

Existem duas sub-classes que compreendem o Ativo Fixo: tangíveis e intangíveis, ou em um português mais simples, são os ativos palpáveis e os não palpáveis.

  • Ativos Tangíveis: podemos definir como ativos palpáveis, aqueles objetos que possuem materialidade, como mobília, equipamentos, prédios e veículos. Os bens que uma empresa possui de propriedade física e que se constituem de uma grande importância para o bom funcionamento dela, são chamados de ativo fixo tangível.
  • Ativos Intangíveis: englobam as propriedades abstratas, aquelas que não podem ser tocadas, e são representadas por direitos de ordem jurídica ou econômica. Podemos citar como exemplo os direitos autorais que uma editora possui sobre a publicação de seus livros, marcas e patentes, etc.

Em outra definição, o Ativo Fixo constitui-se de bens e direitos de caráter permanente que não são passiveis de venda a curto ou médio prazo. Também pode designar os direitos de uso de ativos que uma empresa tem a longo prazo.

A UPWARDS possui uma equipe experiente e, pode ajudar sua empresa a revisar e manter o controle adequado dos bens e direitos do ativo imobilizado.

Entre em contato com a UPWARDS, que atua com serviços integrados de auditoria, contabilidade, impostos, tecnologia, consultoria empresarial e treinamentos. Para obter mais informações, acesse www.upwa.com.br ou e-mail contato@upwa.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Upwards Whatsapp Upwards