Av. das Nações Unidas, 12.495, 15º andar - São Paulo - SP 11 5503-6588

Que estratégia sua empresa adota para entrar em novos mercados e promover a expansão

Gostou? compartilhe!

Confira na íntegra nossas notícias:

Que estratégia sua empresa adota para entrar em novos mercados e promover a expansão

A decisão de expandir as operações num outro país, no geral se dá pela intenção de aumentar o volume de negócios, ampliar a participação de mercado, obter vantagens competitivas e aumentar a rentabilidade dentre outros objetivos estratégicos. No entanto, esse passo possui um alto grau de complexidade e muitas questões precisam ser analisadas para que tal iniciativa obtenha o êxito desejado.

Dentre as várias análises a serem desenvolvidas, as cruciais passam por:

  • Solidez dos indicadores macroeconômicos no país, tamanho do mercado e nível de atratividade no médio e longo prazos;
  • Relevância do mercado e elementos fundamentais positivos para considerá-lo prioritário dentro do portfolio;
  • Modelo de negócios no qual a empresa possa obter diferencial alavancando as suas competências;
  • Características da legislação vigente, exigências regulatórias, barreiras de entrada e correspondentes implicações;
  • Cenário da oferta, concorrência de mercado, dinâmica competitiva e tendências de comportamento;
  • Atual demanda de produtos e serviços, bem como, as oportunidades de crescimento do mercado;
  • Alvos de aquisição, capacitações existentes e a serem desenvolvidas.

OBJETIVOS

  • Descrever os recursos necessários e os fatores críticos de sucesso para atingir os objetivos desejados;
  • Verificar a atratividade de uma parceria ou aquisição como veículo de entrada no mercado;
  • Analisar se a estratégia de entrada será orgânica ou via aquisições;
  • Alinhar as prioridades estratégicas e definir o caminho mais apropriado para atingir o ponto de chegada;
  • Definir o posicionamento geral e as fontes de vantagem competitiva por categoria;
  • Desenvolver projeções financeiras e identitifcar os potenciais riscos do negócio;
  • Confirmar que o potencial de criação de valor no país é atrativo após considerar os riscos envolvidos;
  • Identificar as categorias alvo e o modelo de negócios vencedor, em consonância com as competências da empresa;
  • Definir as iniciativas chave para implantação, bem como, o modelo de gestão requerido


Gostou? compartilhe!

Whatsapp Upwards Whatsapp Upwards