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A decisão de expandir as operações num outro país, no geral se dá pela intenção de aumentar o volume de negócios, ampliar a participação de mercado, obter vantagens competitivas e aumentar a rentabilidade dentre outros objetivos estratégicos. No entanto, esse passo possui um alto grau de complexidade e muitas questões precisam ser analisadas para que tal iniciativa obtenha o êxito desejado.
Dentre as várias análises a serem desenvolvidas, as cruciais passam por:
- Solidez dos indicadores macroeconômicos no país, tamanho do mercado e nível de atratividade no médio e longo prazos;
- Relevância do mercado e elementos fundamentais positivos para considerá-lo prioritário dentro do portfolio;
- Modelo de negócios no qual a empresa possa obter diferencial alavancando as suas competências;
- Características da legislação vigente, exigências regulatórias, barreiras de entrada e correspondentes implicações;
- Cenário da oferta, concorrência de mercado, dinâmica competitiva e tendências de comportamento;
- Atual demanda de produtos e serviços, bem como, as oportunidades de crescimento do mercado;
- Alvos de aquisição, capacitações existentes e a serem desenvolvidas.
OBJETIVOS
- Descrever os recursos necessários e os fatores críticos de sucesso para atingir os objetivos desejados;
- Verificar a atratividade de uma parceria ou aquisição como veículo de entrada no mercado;
- Analisar se a estratégia de entrada será orgânica ou via aquisições;
- Alinhar as prioridades estratégicas e definir o caminho mais apropriado para atingir o ponto de chegada;
- Definir o posicionamento geral e as fontes de vantagem competitiva por categoria;
- Desenvolver projeções financeiras e identitifcar os potenciais riscos do negócio;
- Confirmar que o potencial de criação de valor no país é atrativo após considerar os riscos envolvidos;
- Identificar as categorias alvo e o modelo de negócios vencedor, em consonância com as competências da empresa;
- Definir as iniciativas chave para implantação, bem como, o modelo de gestão requerido
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