Av. das Nações Unidas, 12.495, 15º andar - São Paulo - SP 11 5503-6588

Sua empresa planeja abrir o capital IPO Veja o mapa para o sucesso

Gostou? compartilhe!

Confira na íntegra nossas notícias:

Sua empresa planeja abrir o capital IPO Veja o mapa para o sucesso

A venda de ações de empresas na bolsa de valores depende de diversos fatores, principalmente das condições de mercado. A condição ideal nem sempre é previsível e por isso a empresa precisa estar preparada para o momento certo. Com base em experiências direta na preparação para abertura de capital de empresas, elaboramos as seguintes perguntas abrangentes (diagnóstico geral) dos itens a serem observados na preparação para o IPO:

1. A empresa designou uma robusta liderança para conduzir o processo de IPO?
Normalmente o CFO, o Diretor Jurídico ou o Líder de desenvolvimento/expansão estará à frente desse processo. Dependendo do tamanho da operação deve ser avaliada a criação de um comitê para tomar as grandes decisões. A empresa deve identificar esse líder que irá tomar as decisões críticas e terá o poder de fazer as transformações requeridas

2. Diagnósticos de preparação para a abertura de capital foram executados?
Os diagnósticos são as primeiras ações em um processo de preparação para um IPO de sucesso e devem ser feitos com antecedência (ex.: pelo menos 2 anos antes do evento de abertura de capital). Eles anteciparão os possíveis problemas que apareceriam durante o IPO. Identificarão os diversos fatores críticos e itens a serem implementados, complementados e/ou modificados na governança da empresa antecipando possíveis perguntas a serem feitas por advogados, bancos, auditores e CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Feito isto, as necessidades estarão mapeadas; os planos de ação devem ser definidos, e o tempo necessário para conclusão deve ser estimado e controlado. Normalmente executamos 3 diagnósticos:

  • Do status da estrutura de governança e interação com os stakeholders;
  • Do status da estrutura de controles internos;
  • Do processo de Preparação para o IPO.

3. Houve a designação de uma equipe específica para gerenciar o projeto?
Para abrir o capital as empresas passam por profundas transformações e o sucesso do IPO depende de um projeto eficaz de gerenciamento e execução para apoiar o Líder a construir o plano, monitorar o progresso, identificar problemas/lacunas e manter o processo como um todo em andamento. O projeto normalmente aumenta o volume de trabalho e isto deve ser resolvido usando recursos externos principalmente para fazer as funções especializadas/específicas

4. A empresa está planejando operar como se já fosse de capital aberto?
As empresas são recomendadas a atuar como se fossem empresas abertas pelo menos com um ano de antecedência, ou seja, por exemplo, prepararem relatórios financeiros trimestrais e anual revisados/auditados por auditor independente com apresentação dos resultados ao comitê de auditoria/conselho fiscal. É recomendável a criação de um robusto departamento de planejamento financeiro que atuará na preparação de budgets e comparação com real e preparação de projeções detalhadas necessárias para avaliações/precificação da oferta de ações. Os dias que antecedem o IPO são extremante críticos com diversas demandas e revisões dos mais diversos envolvidos e por isso é muito importante a empresa manter o controle do processo e do tempo necessário para responder as demandas requeridas e urgentíssimas.

5. A empresa implementou e mantem um processo de governança sustentável?
A experiência demonstra que normalmente após a reunião de decisão de abertura, as empresas e os “advisors” tendem a manter um foco muito grande no processo de abertura em si, na reunião com os bancos, preparação do prospecto e no road show. Esse foco torna-se eficaz se já existir um processo sustentável que enderece itens como por exemplo relacionamento com investidores, governança (estrutura organizacional considerando a conformidade e o desempenho da empresa), comitê de auditoria, controles internos, legal, trabalhista e impostos e preparação tempestiva de relatórios financeiros. Uma empresa de sucesso deve manter de forma sustentável e monitorar todos esses itens em conexão com a intenção de abrir o capital.

A preparação requer tempo e foco nas ações importantes e por isso deve ser iniciada o mais cedo possível por exemplo com pelo menos 2 anos de antecedência do evento de abertura.

Como você avalia essas sugestões de preparação? Sua empresa já iniciou os diagnósticos? Nós podemos ajuda-los com todo esse processo. Entre em contato!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Upwards Whatsapp Upwards