Em momentos de crise no mercado, ou mesmo em um quadro estável, planejar é sempre importante

  • Há uma ausência de foco ou deficiência na oferta de produtos ou serviços?
  • Há uma visão distorcida do mercado de atuação?
  • Há pouco conhecimento sobre a concorrência?
  • Há ausência de uma estratégia comercial e de marketing?

Como sobreviver com os negócios no Brasil diante de dificuldades conhecidas

  • Alto custo do capital
  • Insuficiências de infraestrutura e de logística
  • Baixo nível de educação e capacitação da força de trabalho
  • Elevada carga tributária
  • Alta burocracia (órgãos, entidades, associações, etc.)
  • Lentidão dos poderes públicos e do judiciário
  • Oscilações inflacionárias (repasse de preços, composição de custos e posicionamento frente a concorrência)
  • Riscos de mudanças cambiais (exportação, importação)
  • Contaminação da economia pelos solavancos (ações em bolsa, queda de consumo, retração da economia)
  • Abertura de mercado à concorrência estrangeira

Desafios a serem enfrentados pelas empresas e os principais objetivos

  • Manter o crescimento sustentável dos negócios e melhorar a rentabilidade
  • Financiar o crescimento e otimizar a estrutura e o custo de capital
  • Promover as capacitações necessárias para enfrentar a concorrência
  • Identificar novas oportunidades de atuação no mercado
  • Incentivar a inovação e estratégias de competição