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COMO PREVENIR FRAUDES TRABALHANDO REMOTAMENTE

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Confira na íntegra nossas notícias:

COMO PREVENIR FRAUDES TRABALHANDO REMOTAMENTE

As empresas têm adotado como medida de prevenção o trabalho remoto. A migração para o home office, com o suporte necessário, geralmente leva alguns meses para ser implementada, mas a realidade atual obrigou que isso fosse feito em questão de dias.

No entanto, é possível fazer um checklist básico, porém crucial, para assegurar que o trabalho siga normalmente, garantindo altos níveis de segurança para os negócios e para os clientes.

Entender a estrutura da empresa é um primeiro passo. Faça com frequência uma avaliação adequada, através de mecanismos remotos, dos processos, além de viável para o momento, ela poderá apontar os pontos de atenção, que precisam de mais orientação para deixar o processo mais seguro e minimizar os riscos.

Um triângulo de fraude possui três fatores: racionalização, pressão e oportunidade. Os dois primeiros são difíceis de detectar, mas a oportunidade pode ser controlada.

Nossa recomendação contínua é a automatização dos processos sempre que possível. Um sistema de pagamentos automatizado, por exemplo, já atua com tarefas desmembradas. Um colaborador informa as contas a serem pagas e outra pessoa libera o pagamento, aumentando assim a capacidade de detecção de fraude.

Outro ponto de atenção é o uso de dispositivos móveis (notebook, celular, tablets) dos colaboradores. A simples análise de checar os softwares de segurança e verificar se eles estão ativos e atualizados com novas versões e antivírus necessários, ajuda a aumentar a segurança do trabalho remoto.
Para as conexões, recomenda-se roteadores com criptografia ou VPN caso o trabalho seja realizado em locais externos, como cafeterias ou hotéis. Essa medida é de extrema importância e evita que dados sejam vazados ou acessados por cibercriminosos.

As empresas que não possuíam como rotina o trabalho remoto, nesta época de pandemia são as vulneráveis aos incidentes de segurança e detecção de fraudes, pois mudaram rapidamente a forma de trabalho. É fundamental que essas recomendações básicas façam parte do processo para implantação de políticas, sempre que exista a necessidade de trabalho remoto, para que ele aconteça com segurança.

Entre em contato com a UPWARDS Consultoria e Auditoria. Para obter mais informações, envie um e-mail no endereço contato@upwa.com.br. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades.



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