Plano de negócios
Num contexto de grandes incertezas, o plano de negócios não é uma mera formalidade para captar recursos e sim uma peça fundamental que apoia as empresas a prepararem-se para as contingências que inevitavelmente terão de atravessar.
O plano de negócios se constitue numa poderosa ferramenta gerencial para as empresas e deve ser elaborado desde o nascimento do negócio (start up) até os estágios avançados de maturidade do negócio.
De forma resumida o plano de negócios deve contemplar a visão geral sobre a empresa, o empreendedor, o produto ou o serviço a ser oferecido, o mercado e os elementos de diferenciação, e o que se espera do negócio sobre o ponto de vista financeiro.
Objetivos
- Possibilitar ao empreendedor ter uma visão mais tangível de sua empresa e planejar suas iniciativas de forma estruturada
- Planejar o desenvolvimento dos negócios, considerando a alocação de recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e de infraestrutura, observando pontos críticos, identificando oportunidades e antecipando-se a possíveis dificuldades
- Auxiliar os executivos do negócio no processo decisório abrangendo a definição e acompanhamento de metas, gerenciamento de riscos, investimentos necessários e projeções de resultados esperados
- Expressar a visão de futuro e as expectativas da administração, com relação ao setor de atuação e à concorrência
- Auxiliar na captação de recursos junto a instituições financeiras ou a investidores