Rua Bacaetava, 191, 13º andar, Sala 1.309 - São Paulo - SP

Entrada no mercado / estratégia de expansão (go to market)

A decisão de expandir as operações num outro país, no geral se dá pela intenção de aumentar o volume de negócios, ampliar a participação de mercado, obter vantagens competitivas e aumentar a rentabilidade dentre outros objetivos estratégicos. No entanto, esse passo possui um alto grau de complexidade e muitas questões precisam ser analisadas para que tal iniciativa obtenha o êxito desejado.

Dentre as várias análises a serem desenvolvidas, as cruciais passam por:

  • Solidez dos indicadores macroeconômicos no país, tamanho do mercado e nível de atratividade no médio e longo prazos
  • Relevância do mercado e elementos fundamentais positivos para considerá-lo prioritário dentro do portfólio
  • Modelo de negócios no qual a empresa possa obter diferencial alavancando as suas competências
  • Características da legislação vigente, exigências regulatórias, barreiras de entrada e correspondentes implicações
  • Cenário da oferta, concorrência de mercado, dinâmica competitiva e tendências de comportamento
  • Atual demanda de produtos e serviços, bem como, as oportunidades de crescimento do mercado
  • Alvos de aquisição, capacitações existentes e a serem desenvolvidas

Objetivos

  • Descrever os recursos necessários e os fatores críticos de sucesso para atingir os objetivos desejados
  • Verificar a atratividade de uma parceria ou aquisição como veículo de entrada no mercado
  • Analisar se a estratégia de entrada será orgânica ou via aquisições
  • Alinhar as prioridades estratégicas e definir o caminho mais apropriado para atingir o ponto de chegada
  • Definir o posicionamento geral e as fontes de vantagem competitiva por categoria
  • Desenvolver projeções financeiras e identificar os potenciais riscos do negócio
  • Confirmar que o potencial de criação de valor no país é atrativo após considerar os riscos envolvidos
  • Identificar as categorias alvo e o modelo de negócios vencedor, em consonância com as competências da empresa
  • Definir as iniciativas chave para implantação, bem como, o modelo de gestão requerido
WhatsApp Upwards
Upwards www.upwa.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×