Av. das Nações Unidas, 12.495, 15º andar - São Paulo - SP 11 5503-6588

Por que Auditar é estratégico Quais as vantagens

Gostou? compartilhe!

Confira na íntegra nossas notícias:

Por que Auditar é estratégico Quais as vantagens

Estratégias de negócios, processos, prevenção de erros e fraudes, compliance, comunicação e o balanceamento das diversas expectativas e interesses principalmente do investidor, proprietário, controlador, governo, órgãos reguladores, administradores, funcionários, clientes, etc. requerem a implantação e uso de controles eficazes monitorados por trabalhos de Auditoria.

  • Verificar o cumprimento das políticas internas, normas e leis.
  • Melhorar a gestão e controle, seja por performance dos negócios ou por redução de riscos.
  • Garantir o cumprimento de novas exigências como controle digital e anticorrupção, mudanças em normas contábeis, entre outras.
  • Viabilizar o alcance de objetivos, metas e comunicações que precisam ser realizados com transpariencia e eficácia.
  • Expressar o valor justo do negócio e produzir informações para mensurar o valor da empresa.

Governança é assunto cada vez mais familiar no ambiente de negócios no Brasil. Estratégias de negócios, processos, prevenção de erros e fraudes, compliance, comunicação. O balanceamento das diversas expectativas e interesses principalmente do investidor/proprietário controlador, demais investidores, governo/reguladores, administradores e funcionários, clientes, etc., requer a implantação e uso de controles eficazes.

De forma similar, gerir, supervisionar e certificar a execução e cumprimento dos diversos interesses, expectativas, obrigações, alcance de objetivos e metas e comunicação precisam ser feitos com transparência e eficácia.

Nesse contexto, todos os esforços são da gestão sob a supervisão da Governança que deveria sempre contar com um elemento independente de controle: a Auditoria Independente, que contribui principalmente com a verificação de cumprimento das políticas internas, normas, leis, atos e fatos, aspectos sobre a continuidade dos negócios, comunicação, bem como com sugestões de melhorias observadas.

Entretanto, aAuditoria Independenteainda não está presente em mais de 90% das empresas brasileiras, devido principalmente a aspectos culturais de formação e gestão de negócios no Brasil e também estágio de maturidade da Governança nas empresas atualmente em evolução.

Em momentos de maiores desafios, como os atuais, nota-se o aumento da busca por melhoria de gestão e controles, seja por performance dos negócios e redução de riscos; para garantir o cumprimento das diversas novas exigências como avanço da contabilidade no Brasil; controle digital e anticorrupção por parte do governo e também, principalmente, em busca de expressar o valor justo dos negócios, o qual não seria possível sem um excelente ambiente de controle capaz de produzir informações para mensurar o valor aproximado da empresa.

Empresas de capital aberto, de alguns setores regulados e também as classificadas como de grande porte são obrigadas a ter auditorias independentes. Estas últimas também tem a obrigatoriedade de publicar os seus relatórios financeiros no Diário Oficial do Estado e em jornal de grande circulação conforme define a recente DELIBERAÇÃO JUCESP N. 02, DE 25 DE MARÇO DE 2015.

A Upwards é uma empresa de serviços de auditoria e consultoria registrada no CRC, Ibracon e CVM, que possui a expertise para implementar a melhoria de governança da sua empresa.



Gostou? compartilhe!