Rua Bacaetava, 191, 13º andar, Sala 1.309 - São Paulo - SP 11 93246-2484

Quais os tipos de Planejamento Tributário

Gostou? compartilhe!

Confira na íntegra nossas notícias:

Quais os tipos de Planejamento Tributário

É importante mencionar que o Planejamento Tributário não é exclusividade das grandes empresas. Desde um pequeno estabelecimento até uma empresa de grande porte com unidades por todo o Brasil, todos podem usar o Planejamento Tributário como ferramenta para ganho de eficiência no pagamento de impostos, precisando, no entanto, realizar esse tipo de análise e gestão dos tributos. O que muda, claro, é a forma como esse planejamento será aplicado. Em empresas maiores, por exemplo, deverão ser levados em conta os impactos em todos os processos da operação (estrutura gerencial, contábil, financeira etc.).

Independentemente do tamanho da organização, é possível destacar duas grandes esferas nas quais a gestão de tributos pode ser aplicada: a operacional e a estratégica.

Planejamento Tributário Estratégico

O planejamento estratégico está relacionado com a mudança de algumas características estratégicas da empresa, tais como: estrutura de capital, localização geográfica, contratação de mão de obra, terceirização de determinadas operações, entre outras.

Planejamento Tributário Operacional

Já o operacional refere-se aos procedimentos que já são prescritos pelas normas ou pelo costume, seja em relação à forma de tributação das operações ou até mesmo à forma de contabilizar determinada ocorrência.

Além do Planejamento Tributário Estratégico e Operacional, podemos indicar ainda três tipos de Planejamento Tributário que estão relacionados ao momento da execução. São eles: Preventivo, Corretivo e Especial.

Planejamento Tributário Preventivo

É desenvolvido continuamente por meio de orientações e manuais de procedimentos, especialmente nas atividades de cumprimento das obrigações principais e acessórias. É feito, naturalmente, antes de alguma “escolha errada” ser feita, por isso o nome de preventivo.

Planejamento Tributário Corretivo

Acontece quando é detectada alguma anormalidade e, então, realiza-se o estudo de alternativas para as correções das inconsistências identificadas. O método é uma excelente forma de reduzir uma possível exposição ao fisco, mas também pode ser utilizado para recuperar valores monetários “deixados na mesa”, ou seja, créditos fiscais que não foram apropriados ou até mesmo pagamentos realizados de forma indevida.

Planejamento Tributário Especial

Esse tipo de Planejamento Tributário acontece em função de um determinado fato que impacta diretamente na operação da empresa, tais como: abertura de filiais, lançamento de novos produtos, aquisição e ou alienação da empresa, processos societários de reestruturação (cisão, fusão, incorporação), entre outros. Deve ocorrer sempre que a empresa tiver eventos que venham a impactar nas suas operações de forma determinante.

A UPWARDS pode ajudar sua organização a progredir em sua jornada e desenvolver um planejamento tributário, baseado em dados e projeções. Nossa empresa conta com profissionais com ampla experiência no mercado e possui metodologias certificadas para a realização das atividades. Para obter mais informações, envie um e-mail no endereço contato@upwa.com.br.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Upwards Whatsapp Upwards