Av. das Nações Unidas, 12.495, 15º andar - São Paulo - SP 11 5503-6588

Preparação para abertura de capital “IPO”

A Jornada

Abrir o capital no Brasil é uma excelente oportunidade de capitalização da empresa e/ou dos sócios. O sucesso na venda de ações na bolsa de valores depende de preparação antecipada da empresa e de criação de valor. A preparação pode requerer recursos diversos e tempo até o momento da venda, desde a revisão societária e fiscal, governança e reestruturações necessárias até a construção de uma sólida funcionalidade de empresa aberta, preparada para reportar as informações financeiras com qualidade, transparência e em tempo hábil tal como requerido pelo regulador e desejado pelos investidores. As condições de mercado no momento da venda terão influência no preço das ações.

Preparando a empresa e capturando valor

A preparação da empresa passa pelo desenvolvimento de uma arquitetura eficaz e responsiva ao modelo de negócios. Busca a geração de valor e de resultados sustentáveis através da confirmação e comprovação de sua viabilidade e seus impactos mercadológicos, sociais e perante a comunidade. Essa construção requer a sincronização eficiente dos seguintes principais pilares:

  • Estrutura organizacional – Envolvendo definição adequada de lideranças, funções, unidades de negócios e governança corporativa
  • Tecnologia – Buscando ERPs apropriados, integração e segurança de informações e de dados
  • Processos – Desenhos eficazes, ágeis e orientados ao cliente
  • Capital humano – Ênfase em plano de retenção, treinamentos e desenvolvimento de lideranças

As vantagens e desvantagens de abrir o capital

As vantagens incluem: aumento no caixa no caso de uma emissão primária e/ou liquidez para os sócios em uma venda secundária; possibilidade de aquisição, fusão ou incorporação com emissão de ações; diversificação das fontes de financiamento (otimização da relação dívida/patrimônio) para o crescimento; possibilidade de remuneração diferenciada e retenção da equipe através de opções de compra de ações da empresa.

As desvantagens incluem: custos relacionados à abertura de capital e à manutenção de Companhia Aberta; custos de compliance; estabelecimento de estrutura de Relações com Investidores; necessidade de atendimento a normas específicas relacionadas à divulgação de informações, inclusive fatos relevantes que possam afetar a precificação da ação; menos flexibilidade no processo decisório e pressão por desempenho; restrições e penalidades ao uso indevido de informações privilegiadas; vulnerabilidade a tentativas de ofertas hostis.

Preparando para a abertura

A preparação começa com a análise de viabilidade e planejamento considerando principalmente: a estimativa de custos potenciais do processo de abertura, o mapeamento de trâmites práticos e burocráticos; a identificação e discussão dos objetivos a serem alcançados com o IPO, incluindo: planos de investimento, redução do endividamento / reestruturação de passivos, estrutura ótima de capitais, governança corporativa e profissionalização, estrutura societária, diluição de controle, avaliação da empresa, modelagem da abertura de capital pretendida, discussão sobre valor da oferta, discussão quanto ao volume de emissões primária e secundária e apoio durante o processo antes do IPO e no road-show.

Após análises de viabilidade e planejamento o próximo importante passo é o contato e a seleção de agentes financeiros e assessores legais que participarão do processo de abertura da empresa. É muito importante considerar, e é recomendável, que os auditores independentes já estejam envolvidos com a auditoria das demonstrações financeiras pelos últimos 2 a 3 anos antes da abertura de capital da empresa. E então, a empresa estará preparada para operacionalização e execução da venda.

Essa jornada requer muito foco, uma robusta liderança na condução de todo o processo de abertura e transformação da empresa e acompanhamento e resoluções tempestivas em cada fase até a conclusão do IPO.

Pós IPO

Passando a fase de abertura e por tempo indeterminado a empresa estará em um diferente patamar de evolução em todos os diversos aspectos organizacionais e de existência. Desempenho operacional sustentável, governança corporativa, relatórios financeiros e controles internos e relações com investidores são prioridades e parte permanente da vida da empresa.

A Upwards está preparada para ajudar a sua empresa nessa jornada. Solicite mais informações no formulário ao lado.


Solicite um orçamento

Whatsapp Upwards Whatsapp Upwards